4 dicas sobre organização de dados espaciais + bônus (fonte de dados espaciais)

    Você que assim como a gente trabalha com softwares de geoprocessamento já deve ter tido alguma dificuldade na hora de adquirir e organizar seus dados. Às vezes temos muitos dados e ficamos perdidos na hora de definir uma linha de organização.

    Pensando nisto, temos algumas sugestões para você. Nossa primeira dica é: organize seus dados de acordo com a projeção em que ele está. Mas porque eu devo fazer isso? Acontece que fica mais rápido e mais fácil encontrar e processar seus quando todos eles estão na mesma projeção, e o mais importante, você não corre o risco de “cruzar” dados de projeções diferentes.

    Nossa segunda dica é: organize seus dados por temas. Quando você organiza seus dados por tema, é mais fácil encontrá-los, além de permitir que você visualize tudo que você tem sobre determinado assunto em um lugar só.

    Nossa terceira, é: mantenha seus dados espaciais em uma mesma pasta. Fica mais fácil de achar e de conectar esta pasta no seu software, além de você manter tudo em um lugar só. A partir desta pasta ‘’mãe’’, você cria as subpastas conforme a projeção dos dados, e subpastas separando seus dados por tema.

    A quarta dica é: ter dados com metadados. Sim, isso faz diferença. Com os metadados preenchidos você terá as informações de quando foi feito o dado, quem o fez, para que análises ele é adequado, entre outras informações sobre o dado.

    A quinta e última dica é: baixe os dados na nossa página de dados, lá os dados estão bem descritos, projetados corretamente e com metadados completos, inclusive com descrição das colunas das tabelas. Nosso compilado de dados é rigoroso e te poupará muito tempo. Ah! o mais importante, é de graça! sim, você não paga nada.

    Bom, nós esperamos ter te ajudado a ganhar um tempinho na correria do dia-a-dia. Caso você esteja começando agora na área de geoprocessamento ou deseja entender um pouco mais sobre ela e sobre o ArcGIS (software de SIG mais utilizado na área), nós temos um Workshop 100% gratuito e online, para saber mais sobre ele, é só clicar nesse link. Se as inscrições estiverem fechadas, não se preocupe, é só deixar seu nome e e-mail que te avisaremos da próxima turma. Se você gostou do nosso conteúdo e deseja recebê-lo por e-mail, é só se cadastrar na caixa de dicas e descontos no canto superior direito dessa página. Acompanhe a gente e fique por dentro de mais dicas e novidades na área de geo!

4 de setembro de 2018

0respostas em "4 dicas sobre organização de dados espaciais + bônus (fonte de dados espaciais)"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES