O que é o ArcGIS? E o ArcGIS Pro? Quais as diferenças entre eles?

    Se você é novo na área de geoprocessamento ou já trabalha na área, muito provavelmente já ouviu falar sobre o programa ArcGIS. Caso você ainda não entenda bem o que é a área de geoprocessamento, nós temos um ebook que esclarece isso se você quiser baixar é só clicar no link.

    Quando falamos da área de geoprocessamento, é muito comum que surja a pergunta: “Você sabe usar o ArcGIS?”. Isso é comum porque o ArcGIS é há décadas o software proprietário de SIG mais usado no mundo.

    Bem, primeiramente vamos definir claramente o que é o ArcGIS, para que não haja dúvida.

    O ArcGIS Desktop é um conjunto de softwares desenvolvidos pela ESRI para manipulação e análise de dados espaciais. Quando a maioria das pessoas fala do ArcGIS, elas geralmente estão fazendo referência ao ArcMap, que é um dos programas que vem dentro no ArcGIS Desktop. Nele é possível realizar a grande maioria das análises espaciais (digitalização, georreferenciamento, elaboração de mapas, entre outras). Hoje (setembro de 2018) saber usar o ArcGIS é uma das habilidades técnicas mais requisitadas no mercado de geoprocessamento, falamos mais sobre  mercado de trabalho de geo nesse link.

    Dentro do ArcGIS, você pode manipular seus dados e realizar as análises que você quiser. Tudo vai depender do seu objetivo. Por exemplo, se você deseja demarcar a área de preservação permanente (APP) de uma propriedade, você vai utilizar uma ferramenta chamada buffer. Se você quer classificar o tipo de cobertura e uso do solo da sua área de estudos, você fará uma classificação supervisionada ou não supervisionada. Para ficar claro: o ArcGIS é um programa fundamental para quem quer trabalhar com dados espaciais, seja na graduação, mercado de trabalho, ou pós-graduação.

    Agora que você já tem uma ideia geral sobre o que é o ArcGIS, vou te apresentar o ArcGIS Pro. Ele é um software lançado pela ESRI, em 2015, que contém quase todas as ferramentas do ArcMap e dos demais aplicativos do ArcGIS Desktop (ArcScene, ArcGlobe, ArcCatalog). Esse novo software possui ligação direta com o ArcGIS Online e com o Portal do ArcGIS. O objetivo desse novo programa é integrar as plataformas do ArcMap, ArcScene, ArcGlobe e ArcCatalog em um único aplicativo juntamente com novas tecnologias de processamento (multireads), processamento em nuvem e compartilhamento online via o ArcGIS Online, tudo isso por meio de uma interface completamente nova. Caso você queria ver o que mudou da interface do ArcMAP para o ArcGIS Pro, temos um ebook gratuito, caso você queira ver em detalhe as principais funções, abas, e como funciona essa nova interface do ArcGIS Pro, temos um ebook bem detalhado sobre isso. Além disso, ele apresenta a possibilidade de processamento e compartilhamento de dados online. Isto dinamiza muito o tempo de processamento visto que tira a dependência da máquina do usuário.

    É importante dizer que esses softwares são pagos (você pode encontrar mais informações no site da empresa), porém a ESRI disponibiliza a versão teste do ArcGIS Pro por 21 dias. Se você tem interesse em baixar e instalar essa versão de teste gratuita do ArcGIS Pro, nosso vídeo vai te ajudar muito.

    Agora você já entendeu um pouco sobre esses dois softwares, eu gostaria de te apresentar três diferenças práticas entre eles:

1. Interface

    O primeiro ponto que deve ser apontado como uma diferença entre o ArcGIS e o ArcGIS Pro está na interface. A organização das ferramentas no ArcGIS é feita por ícones que são distribuídos na barra de elementos padrão, já no ArcGIS Pro, as ferramentas estão organizadas em guias dinâmicas. Sabe as guias do Word? As guias do ArcGIS Pro seguem a mesma linha. De forma geral, nós achamos que essa nova forma de organização é muito mais amigável do que a do antigo ArcMap porque as ferramentas estão separadas nas guias de acordo com sua função. Por exemplo, na guia Mapa, podemos encontrar todos os elementos de navegação (eles servem para manipular os dados na área de visualização principal – view). Acabou ficando mais prático e intuitivo para quem tem pouca familiaridade com o software.

Interface ArcGIS Pro
Figura 1. Interface ArcGIS Pro

 

Interface ArcMap
Figura 2. Interface ArcMap

 

2. Integração com o Portal do ArcGIS e ArcGIS Online

    Como o ArcGIS Pro é integrado ao Portal do ArcGIS e ArcGIS Online, dentro dele você passa a ter a capacidade de visualizar, editar e compartilhar mapas que estão hospedados. Você pode publicar e compartilhar seus dados no Portal e no ArcGIS Online com os demais usuários através de uma ferramenta chamada Web Map ou Web Maper. Se você faz parte de um grupo de pesquisa ou trabalha em uma empresa onde você tem essa necessidade compartilhar dados, essa disponibilidade de compartilhamento de dados vai fazer toda a diferença na dinâmica de trabalho.

3. Múltiplas views

    Um dos pontos mais fortes do ArcGIS Pro em relação ao ArcMap está no fato de que, no ArcMap, você estaria limitado a trabalhar com uma única view. Como comentamos antes, a view é a área onde você irá visualizar seus dados, sejam eles raster ou vetoriais. No ArcGIS Pro você tem a possibilidade de trabalhar com múltiplas view. Qual a vantagem disso? Você pode comparar seus dados e até trabalhar com dados diferentes entre elas. E o mais legal é que no ArcGIS Pro você pode trabalhar com views em 2D e 3D ao mesmo tempo. Qual a utilidade? Vamos supor que você esteja trabalhando com planejamento urbano e você quer visualizar a planta superior da cidade e a perspectiva 3D dela. Essa capacidade de trabalho com múltiplas views irá permitir isso. Veja abaixo:

views ArcGIS Pro
Figura 3. Visualização de dados em 2D e 3D em múltiplas views no ArcGIS Pro (Fonte: Esri)

    Legal né? Bom, nesse post nós te demos um panorama geral do que está acontecendo com o programa mais utilizado pela maioria dos usuários da área de geoprocessamento. Esse processo de migração do ArcGIS para o ArcGIS Pro pode ser difícil se não for conduzido da forma correta e não é esse novo objetivo (acredite, passamos por isso do lado de cá). Nesse sentido, nós montamos um Workshop 100% online e gratuito sobre como começar no geoprocessamento usando o ArcGIS e ArcGIS Pro. Se você não conhece nada do ArcGIS e da área de geoprocessamento, esse workshop é para você. Se você já conhece o ArcGIS mas não entendeu ainda sobre o ArcGIS Pro, o workshop também vai ser muito útil. É importante dizer que nós abrimos a inscrição de tempos em tempos, então pode ser que elas estejam fechadas quando você olhar o link. Caso isso aconteça, não se preocupe, é só entrar na lista de espera e vamos te avisar da próxima turma.

    Se você gostou desse post ou tem alguma sugestão de como podemos melhorar, comenta aqui! É muito importante para a gente ter esse feedback. Até a próxima!

10 de setembro de 2018

0respostas em "O que é o ArcGIS? E o ArcGIS Pro? Quais as diferenças entre eles?"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES