ArcGIS Desktop x ArcGIS Pro, O que mudou?O que melhorou?

    Um dos softwares mais utilizados na área de geoprocessamento para realizar análises espaciais é o ArcGIS, mais especificamente o ArcMap. Esse aplicativo da Esri é como se fosse o facebook das redes sociais. A maioria dos profissionais da área de geoprocessamento conhecem e usam diariamente esse software em suas análises espaciais e elaboração de mapas. 

O que acontece atualmente é que com o advento da internet, compartilhamento e processamento de dados em nuvem, a Esri criou o ArcGIS Pro, um novo aplicativo que amplia essa capacidade de trabalho com dados em nuvem e que integra os aplicativos do ArcGIS Desktop (ArcScene, ArcCatalog, ArcGlobe e ArcMap) em um único software que está diretamente conectado ao ArcGIS Online. 

    Alguns usuários torceram o nariz com essa mudança, principalmente porque esse programa apresentou mudanças bem significativas na interface. Você se lembra quando a Microsoft lançou o Windows 10? Foi difícil no início aceitar o novo design e abandonar o antigo Windows. Mas o tempo passou e nós nos acostumamos e verificamos as vantagens inegáveis dessa nova plataforma.

    A verdade é que as coisas mudam muito rapidamente hoje em dia em função dos avanços tecnológicos que ampliam a capacidade de processamento dos computadores e trazem novas formas de processamento. No caso dos programas de SIG não é diferente. Com a disponibilidade de processar dados em clusters (sistemas que permitem que computadores trabalhem em conjunto) online, ou seja, na própria nuvem, parte do desempenho deixou de depender da máquina do usuário. Nessa linha, temos o ArcGIS Pro, que já possui a capacidade de processar algumas análises online.

    Voltando para a plataforma ArcGIS, a verdade é que quando nos familiarizamos com essa “cara nova”, percebemos que o ArcGIS Pro apresenta vantagens com relação ao antigo ArcMap. Dentre elas, quero te contar sete, vamos lá?

  1. O ArcGIS Pro tem um processamento multithread. O que isso significa? Significa que esse programa permite a execução de várias tarefas ao mesmo tempo. No antigo ArcMap não era possível executar mais que uma tarefa por vez. No ArcGIS Pro você pode fazer isso, o que é um grande ganho de tempo. Por exemplo, você pode executar uma ferramenta e georrefenciar uma imagem. Tudo ao mesmo tempo. Com isso, você fica livre dentro do software. É como as “abas” do seu navegador, hoje você não saberia viver sem elas, mas há alguns anos atrás elas não existiam.  
  2. Processamento de 64 bits e um motor gráfico novo. Qual a vantagem desse processamento de 64 bits? Ele permite que você trabalhe com uma quantidade maior de memória para o processamento de dados que o antigo processador de 32 bits do ArcMap. Ele processa dados em uma velocidade 20 vezes mais rápida que o ArcMap. Isso é ótimo para quem faz análises que demandam uma grande quantidade de dados espaciais. O novo motor gráfico do ArcGIS Pro também oferece recursos mais modernos para a visualização de dados em 3D.
  3. Integração de todos os aplicativos do ArcGIS Desktop em um único aplicativo. Como o ArcGIS Pro tem a grande maioria das ferramentas presentes nos outros aplicativos, você não precisa trabalhar mais com dados 2D e 3D em aplicativos separados. Você também não precisa mais abrir um aplicativo a parte para trabalhar com metadados. O painel Catálogo já te oferece todos os recursos que você precisa. Essa integração dos recursos do ArcGIS Desktop em um único aplicativo simplificou as análises no sentido de que você não precisa trabalhar mais com vários softwares ao mesmo tempo. Talvez, hoje você pode me dizer “Isso não é tão útil”, assim como disseram no passado que não era útil ter um aparelho que ligasse, desse acesso a internet, jogos, e-mail, redes sociais, conta do banco, tudo junto…hoje chamamos isso de smartphone, e você não larga ele… certo?
  4. Integração direta com o portal do ArcGIS. Qual a vantagem? Você tem uma grande quantidade de dados espaciais disponíveis no seu portal que você pode usar sempre que estiver com acesso a internet. Além disso, você também pode executar ferramentas em clusters, poupando seu computador desse processamento. Isso vai lhe poupar muito espaço no computador e será tão fácil compartilhar um dado quanto postar uma foto no Instagram.
  5. As guias que contém as ferramentas do ArcGIS Pro são dinâmicas. Isso significa que você não visualiza ferramentas soltas na sua barra superior como acontece no ArcMap. Todas as ferramentas e complementos estão organizados em guias que se tornam visíveis conforme você manipula e trabalha com seus dados. Essas guias são uma das principais novidades da interface do ArcGIS Pro (aliás, temos um ebook sobre isso). Eu não sei você, mas sei de gente que só de ver um programa com interface feia e bagunçada, já cria uma resistência. Isso não vai acontecer com o ArcGIS Pro. Veja aqui em abaixo a comparação da view principal do ArcMap e do ArcGIS Pro:
  6. Possibilidade de trabalhar com múltiplas views. Essa é uma novidade e tanto. No antigo ArcMap os usuários não podiam trabalhar com mais do que uma área de visualização. Agora, no ArcGIS Pro, é possível trabalhar com várias views ao mesmo tempo, contendo diferentes dados (tanto no 2D quanto 3D). É como ver o youtube no celular enquanto vê uma série na televisão.
  7. Elaboração de vários layouts. Assim como você pode trabalhar com múltiplas views, você também pode trabalhar com vários layouts. É isso mesmo, você pode construir mapas diferentes ao mesmo tempo. Você vai precisar testar para entender…

 

    Mudar de software envolve uma curva de aprendizado, isso é totalmente natural. No início você pode não achar as ferramentas, mas passa e depois você vê as vantagens. Acho que parte de trabalhar com geoprocessamento é entender que mudanças acontecem e que precisamos acompanhá-las para não perdermos o fluxo de trabalho em meio aos avanços tecnológicos.

    Bom, nós apresentamos 7 vantagens do ArcGIS Pro. Talvez você esteja se perguntando sobre como aprender a trabalhar nesse programa ou até mesmo como migrar do ArcMap para ele, afinal, essa é a nova tendência. Nesse sentido, nós da Espectro elaboramos um Workshop 100% online e gratuito de ArcGIS e ArcGIS Pro com o objetivo de introduzir novos usuários na área de geoprocessamento e familiarizá-los com essas duas aplicações da Esri. Ele é uma ótima maneira para começar a caminhada de geoprocessamento e para entender a migração entre esses softwares. As inscrições podem estar abertas ou fechadas, se você deseja se inscrever ou entrar na lista de espera para nossa próxima turma, é só clicar aqui.

Gostou do post? Tem dúvidas ou sugestões? Comenta pra gente! Vamos ter o maior prazer em te ajudar!

5 de setembro de 2018

0respostas em "ArcGIS Desktop x ArcGIS Pro, O que mudou?O que melhorou?"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES