SIG é o novo office

    Diferentes áreas de trabalho tem exigido qualificação em geoprocessamento. Seja na área ambiental, de planejamento, infraestrutura, agronegócio, seja na área estrutural, a questão é: se estamos lidando com um fenômeno espacial, precisamos de geoprocessamento. Eu acordei pra esse fato, quando um colega meu disse “saber mexer em uma ferramenta de SIG é o novo office”. Eu achei estranho, e pedi pra ele explicar. Ele disse:

    “Antigamente, numa entrevista de emprego, o entrevistador perguntava se o candidato sabia mexer no pacote office; word, excel, power point, etc. Hoje ninguém pergunta isso, sub entende que todo mundo sabe. Agora eles perguntam, você sabe mexer em algum software de SIG.”

     Desde esta conversa eu passei a constatar, “SIG é o novo office”. Essa é a habilidade desejada pelos empregadores das áreas que comentei. Sites de divulgação como a Catho, Agrobase e  Linkedln constantemente divulgam vagas de trabalho relacionadas à estas áreas de conhecimento, e está lá, “o canditato deve ter conhecimento em geoprocessamento”

    Essas vagas são concorridas e é fundamental ter um currículo competitivo. Entender a área geoprocessamento é um diferencial nesse momento. Porém, sempre fica aquela dúvida: será que eu sei o suficiente de geoprocessamento para adicionar essa especialidade no meu currículo? É complicado responder porque nós nunca sabemos o quão será exigido de nós pela empresa e muitas vezes o que vemos durante a graduação é muito básico. No meio de trabalho é preciso usar as ferramentas, como ArcGIS, QGIS, Envi, Erdas, entre outras, com segurança. Para isso formação complementar é a melhor alternativa (conheça nossos cursos clicando nos links acima).

    Não dá para saber tudo de geoprocessamento, mas a gente aqui da Espectro tenta desmistificar um pouco as coisas justamente para que nossos alunos fiquem mais confiantes e percebam que geoprocessamento não precisa ser um problema na hora de conseguir um trabalho: ele pode ser a solução e o diferencial.

    Não perca oportunidades, se qualifique. Se seu desejo é entender mais sobre geoprocessamento e começar a se familiarizar com o ArcGIS e ArcGIS Pro, nós temos um Workshop 100% online e gratuito. Caso você queira saber mais sobre ele, é só clicar no link (se as inscrições estiverem fechadas, não se preocupe, é só deixar seu nome e e-mail na página de inscrição que nós iremos te avisar da próxima turma). Qual capacidade em geoprocessamento você acha mais importante para a sua área de trabalho? Conta pra gente aqui nos comentários! Vamos ter o mais prazer em te ajudar!

4 de setembro de 2018

0respostas em "SIG é o novo office"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES