João da Silva
NDVI e sua utilização na agricultura de precisão
O NDVI é um índice de vegetação utilizado para estimar biomassa, muito comum nos estudos de densidade da vegetação feitos através do sensoriamento remoto (Cruz et al, 2011). Seu cálculo é feito através dos valores de reflectância das bandas do vermelho (RED) e infravermelho próximo (NIR), o que torna este índice um bom estimador das condições biofísicas da vegetação analisada.

A agricultura de precisão é a utilização de um conjunto de informações e tecnologias que tem como preceito a influência do espaço e do tempo no rendimento do cultivo. Seu principal objetivo é analisar diversos fatores de produção e aumentar a eficiência do processo produtivo.

Sendo assim, o sensoriamento remoto, por meio de índices como o NDVI, é um importante aliado na agricultura de precisão, pois otimiza tempo e recurso, se constituindo como uma fonte a mais de informação na produção agrícola. Ele permite uma análise ampla das condições gerais da cultura no tempo e espaço através da avaliação de seus parâmetros biofísicos.
Imagem

Como o NDVI é sensível às condições biofísicas da vegetação, ele demonstra as áreas onde há alguma anormalidade no plantio, o que pode significar a presença de doenças, necessidade de adubação ou até mesmo déficit hídrico (Abrahão et al, 2009). Tudo isso facilita a tomada de decisões, o planejamento da produção (Sugawara e Rudorff, 2011) e, principalmente, diminui desperdícios, já que o agricultor passa a saber onde e quanto investir, seja em adubação, defensivo ou irrigação. Cabe lembrar que a utilização dos índices exige conhecimento técnico sobre sensoriamento remoto , agronomia e fenologia do cultivo em questão, a fim de ter uma interpretação precisa. 

Um exemplo do uso da agricultura de precisão bem sucedido é o relatado por Bredemeier et al (2014), que verificaram através da análise do NDVI uma relação espacialmente inversa entre as áreas de maior produtividade do trigo e as áreas com maior quantidade de proteína nos mesmos. Dessa forma, foi possível detectar que as doses utilizadas de nitrogênio estavam inadequadas e em quais áreas deveria ser feita a reaplicação.

Resumindo: Qual a vantagem de usar índices de vegetação na agricultura de precisão? Os índices de vegetação refletem a atividade fotossintética do cultivo, permitindo a análise do acúmulo de biomassa ao longo do tempo. Dessa forma, eles reúnem uma série de informações sobre a plantação em apenas um valor numérico, o que reduz a necessidade de ir a campo coletar dados e facilita a interpretação dos resultados, otimizando tempo e recurso para o produtor.

Deu para entender como os índices de vegetação podem ser importantes aliados na agricultura de precisão? Quer saber mais sobre eles? Basta acessar nosso blog!.
Deixe seu comentário sobre o que você achou desse artigo.
João da Silva
" Espero que esse artigo tenha lhe ajudado. Como ele há outros, além de videos, assinatura de vídeo aulas, e aulas introdutórias gratuitas.
Veja aqui abaixo"
Yuri Salmona