João da Silva
Snapping: como ele pode te ajudar?
O snapping é uma ferramenta do ArcMap que tem a função de aproximar linhas, pontos ou polígonos. Ele funciona como um imã que atrai os vértices de linhas e polígonos que estejam próximos um do outro, o que permite a elaboração de polígonos e linhas perfeitamente adjacentes.

Durante a criação de camadas, existe a dificuldade em garantir que um polígono não se sobreponha ao outro e nem que se forme lacunas entre eles. Ou seja, eles precisam ser perfeitamente adjacentes para que não haja problemas na hora de calcular sua área ou alguma outra propriedade que exija que seus limites estejam bem definidos. Assim, o snapping é a ferramenta que irá resolver esta questão.

Ele possui várias operações de edição, sendo sua principal função o ajuste de polígonos e linhas, evitando a formação de lacunas ou sobreposições:
Imagem

Ele permite o desenho de linhas que se conectam umas às outras e permite a inserção de um ponto exatamente ao longo de uma linha existente. Por exemplo, suponha que você está criando um novo segmento de uma linha que começa a partir de uma linha ou polígono já existente, o snap é exatamente a ferramenta que permite esta ação de forma precisa, rápida e fácil. Ele também permite que você encontre o ponto médio de um seguimento, por exemplo.

Para usar o snapping a camada que você deseja aplicar o snapping deve estar em edição. Todas as configurações do snapping estão presentes na caixa de ferramentas do mesmo, que pode ser ativada conforme o passo-a-passo abaixo:
Imagem

Acesso a todos os posts e dados?
Entre para a lista Vip.
É grátis.

A ativação do point snapping (1) tem como função a aproximação de pontos. O end snapping (2) permite a criação de pontos a partir de linhas já criadas. O vertex snapping (3) aproxima vértices de linhas e polígonos. O edge snapping (4) aproxima o limite/borda de linhas e polígonos.

      A sensibilidade do imã do snapping é feita através da regulagem do número de pixels (essa parte é bem importante), conforme indicado abaixo:

Imagem

Agora você não vai mais penar para gerar polígonos, pontos ou linhas adjacentes. Esse conteúdo lhe ajudou? Esperamos que sim. Se você quiser saber um pouco mais sobre o ArcGIS e o ArcGIS Pro, nós temos um Workshop 100% online e gratuito de como começar no geoprocessamento usando o ArcGIS e ArcGIS Pro. Caso você queira dar uma olhada, é só clicar aqui. Se as inscrições estiverem fechadas, não se preocupe, é só cadastrar seu nome e e-mail na página do Workshop que nós te avisaremos das próximas turmas. Até mais!

Deixe seu comentário sobre o que você achou desse artigo.
João da Silva
" Espero que esse artigo tenha lhe ajudado. Como ele há outros, além de videos, assinatura de vídeo aulas, e aulas introdutórias gratuitas.
Veja aqui abaixo"
Yuri Salmona